Orientação Solar em casa

Olá, pessoal!
Hoje eu vou falar de como é importante a orientação solar na hora de comprar um imóvel, alugar ou construir. Primeiro que se você for construir o ideal é procurar o serviço de um(a) arquiteto(a). Mas aproveita e dê uma olhadinha nessa dica!

Fonte Aqui

Essa foto ajuda muito pra quem mora nas regiões centro-oeste, sudeste e sul. Nas outras regiões, o sol fica um pouco mais ao sul no verão.

Leste: É o sol 'mais ameno'. Como o dia está começando e o ambiente está frio por causa da noite, o sol esquenta e clareia o ambiente mas não o suficiente para abafar o espaço. Por isso são lugares perfeitos para ambientes como o quarto que ao entardecer será o ambiente mais frio da casa.
Norte: É o solzão o dia todo em casa! Como ele passa de leste a oeste, se você tem janelas viradas pro norte, vai pegar todo o trajeto do sol na casa. O legal é ambientes como sala e cozinha nesse sentido.

Fonte Aqui

Oeste: É o sol 'mais quente'. Como o sol iluminou e aqueceu a casa o dia todo, quando chega a hora de fechar as janelas e cortinas fica aquele acúmulo de calor no ambiente, ou seja o famoso bafo. Evite ao máximo deixar seus quartos nesse lado. Pode ficar as cozinhas e área de serviço.
Sul: Nadica de sol. Como o sol passa pelo norte da casa você quase não terá sol na sua casa. Por causa disso é provável que você tenha uma casa mais úmida e com pouca luz natural.

Mas aí o sol é tão importante assim? Claroo gente! Ele aquece nossa casa, seca nossas roupas, evita a umidade e o mofo, economiza na conta de luz e mais um monte de coisas!

Quando vocês forem comprar um imóvel em construção ou novo normalmente ele tem a planta com indicação solar do apartamento. Se for um imóvel usado pede para ir conhecer o apartamento e vê onde nasce o sol. Certo?

Gostaram da dica? Cometem como estão suas casas! Beijoss!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como usar Washi Tape

Bordado simples em cadernos